Gestão e agrupamentos organizacionais: interdependência ou objetivos comuns

O equilíbrio entre a autonomia das equipes e, ao mesmo tempo, uma boa comunicação entre os times de uma empresa são um desafio para muitos gestores. Para alcançar uma relação harmônica entre esses elementos, o desenvolvimento da liderança é fundamental.

O primeiro passo para compreender melhor a gestão de pessoas na sua empresa é entender o comportamento dos seus colaboradores: eles atuam como um “bando”, um grupo, uma equipe ou uma corporação?

Entenda a diferença entre esses conceitos a seguir!

Desenvolvimento de liderança: que tipo de agrupamento existe na sua empresa?

Os seres humanos são sociais e se organizam coletivamente há milênios. E a forma como isso se ordena varia, dependendo do contexto e do objetivo dos envolvidos.

Basicamente, existem quatro tipos de agrupamentos:

  • Bandos: agrupamentos desordenados e caóticos.
  • Grupo: são informais, ligados à escola ou às amizades.
  • Corporação: remete à burocracia, escritórios e rotinas.
  • Equipe: trabalha em nome de um projeto comum, remete a times e competições.

Como você acha que a sua empresa se organiza? Existem bandos sem comunicação entre si? Ou grupos de amigos, com pouca visão profissional dos objetivos comuns?

Se você respondeu que sim, então talvez seja sinal de que está na hora de apostar no desenvolvimento de liderança para melhorar a gestão de pessoas.

O ideal é que os colaboradores do seu negócio se organizem em um misto de equipe e corporação. Isso porque algumas rotinas são importantes, assim como o comprometimento. Porém, um ambiente estimulante também depende de objetivos e metas comuns – que mantenham todos engajados e animados.

Como suas equipes estão conversando entre si?

Além de entender como os seus colaboradores se relacionam entre si e com os gestores, também é importante compreender como a empresa – de maneira geral – está se comunicando.

Nessa jornada, você precisa observar se há uma interdependência entre os diferentes setores da empresa. Não adianta nada ter diversos profissionais extremamente capacitados na sua equipe se eles agem como um “bando” e não como um time, de fato.

Depois que o seu negócio compreende isso, passa a olhar para seus colaboradores de uma maneira diferente e pode ajudá-los a compreender como articular mais facilmente suas tarefas e responsabilidades. Isso, junto com o desenvolvimento de liderança, auxiliará você e os outros gestores a contribuírem para a retenção de talentos e, consequentemente, com o êxito do negócio.

Gestão de pessoas: comunicação clara e eficiente

Para isso, você pode seguir algumas dicas, como definir claramente as funções e responsabilidades de cada profissional e abrir canais de comunicação para dúvidas e validações.

Além disso, também é importante ter certeza de que todos os colaboradores entendem como o seu trabalho contribui para a empresa como um todo – e no que podem contribuir para que o negócio alcance seus objetivos.

Só com a comunicação clara das estratégias, metas e planos de ação para o próximo período é que os profissionais se sentirão realmente parte de uma equipe que trabalha com um objetivo comum.

Por fim, estabelecer objetivos comuns também significa que você precisa saber recompensar e comemorar com a equipe quando as coisas vão bem. Caso contrário, as metas podem parecer apenas desafios intermináveis – o que desmotiva a equipe. E isso não precisa significar bonificações financeiras, mas sim o reconhecimento daqueles que trabalham coletivamente para alcançar o sucesso do empreendimento!

Esperamos que nossas dicas sobre o desenvolvimento de liderança e a gestão de pessoas tenham sido úteis!

Você deseja se aprofundar no assunto? Faça o download agora mesmo do nosso eBook SOS da Liderança e enfrente as dificuldades como um líder de verdade! Não há porque descartar, ainda, a consultoria de gestão e liderança: saiba mais sobre neste link!

Agradecemos a sua atenção.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *